procura

Google

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Situação dos desabrigados na Síria


O número de sírios obrigados a abandonar seus lares devido à guerra registrou um forte aumento, atingindo 6,5 milhões de pessoas, segundo a ONU.
A responsável pelas operações humanitárias da ONU Valerie Amos, disse ao Conselho de Segurança que no total, 9,3 milhões de pessoas precisam de ajuda externa para sobreviver.
A ONU estima que o número de refugiados sírios no exterior atingirá três milhões até o final do ano.
Depois de países vizinhos, como a Jordânia, advertirem que já não podem suportar o fluxo de refugiados sírios, Amos apelou ao Conselho para obter 'ajuda' visando atender os desabrigados no próprio território sírio.
Segundo Amos, o Conselho de Segurança das Nações Unidas 'deve usar todo seu peso político, tanto sobre o regime quanto sobre a oposição' síria para garantir que os apelos de acesso aos necessitados se concretizem.
A ONU estima que a guerra civil na Síria já deixou mais de 100 mil mortos desde março de 2011.
Amos afirmou ao Conselho de Segurança que a crise na Síria "continua se agravando de forma rápida", informou sua porta-voz, Amanda Pitt.
Cerca de 40 por cento da população, precisem de ajuda humanitária por causa da guerra civil no país, disse a principal dirigente humanitária da organização.
"O número de pessoas que estimamos precisarem de assistência humanitária na Síria subiu para cerca de 9,3 milhões", disse Amanda, resumindo os comentários de Valerie aos 15 membros do Conselho. "Deles, 6,5 milhões de pessoas estão desabrigadas dentro do país." A Síria tem cerca de 23 milhões de habitantes.
"Valerie continua a pressionar o conselho por sua ajuda e influência sobre essas partes que possam assegurar a proteção de civis e de instalações civis; a passagem segura de pessoal e suprimentos médicos; a entrega segura e desimpedida de assistência humanitária; e que possam facilitar o progresso na ampliação de operações de alívio críticas, que salvam vidas", disse Amanda.
Também nesta segunda-feira, o governo sírio prometeu cooperação com campanhas de vacinação e distribuição de auxílio humanitário, após relatos sobre um surto de poliomielite no nordeste e alertas sobre desnutrição em áreas sob cerco militar.
Ela "continua pressionando o Conselho para obter sua ajuda e influência sobre as partes que podem garantir a proteção dos civis e das instalações civis; o trânsito seguro do pessoal e material médico, assim como a entrega irrestrita de assistência humanitária".

arte síria versão 08.10 (Foto: Arte/G1)Fontes: Site G1 e revista Exame.

Nota desta blogueira: Depois de tanto tempo sem postar, assisti no canal de tv japonês uma reportagem sobre os refugiados na Síria. a situação é alarmante mesmo, fiquei com o coração partido ao ver tantas crianças inocentes vítimas dessa guerra, passando fome, algumas orfãs, outras doentes.
Realmente me peguei pensando: "o que posso fazer?", e as respostas do Espírito Santo foram ORAR e  BLOGAR.
se você chegou até essa postagem, dispense alguns minutos em oração pela Síria.

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.