Aqui na região onde moro ainda está longe o risco de contaminação por radiação, mas o perigo de terremoto ainda é iminente. O preço do combustível aumentou bastante. Corremos o risco de que a gasolina seja racionada. Os alimentos enlatados e água mineral já se esgotaram em muitos supermercados. A população está com medo de toda a situação.
15 de marlo de 2011.
Em Shizuoka, às 10h30, um tremor fez 23 feridos e forçou cerca de 300 pessoas se mudarem de suas casas para abrigos. Provocou falta de água, luz e gás. Derrubou tetos, forros e telhados.
16 de março de 2011.
Por volta de 4 da madrugada , ocorreu novo abalo na região de Gifu, dessa vez no dígito 4 na escala japonesa (shindo), felizmente ninguém se feriu.
E às 6 da manhã, houve uma explosão que culminou em incêndio no reator 4 da Usina Nuclear de Fukushima. Ainda não se sabe se houve vazamento radioativo.
Também pela manhã, chegou a Sendai, uma das regiões mais atingidas pelo terremoto e tsunami, três caminhões com água e alimentos não perecíveis, doados por brasileiros da região de Gifu, resultado de parceria entre igrejas e comércios.
Para quem queira ajudar doando dinheiro, as prefeituras divulgam o número da conta bancária. Para quem prefira ajudar com alimentos, roupas e remédios, recolhem donativos.
E, mesmo quem está no Brasil, é possível prestar sua solidariedade. Me informarei, depois passarei as informações.
.
Agradeço aos que fizeram comentários, sou grata força pelas manifestaões e orações de todos.
Postagem revisada em 20 de março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário