procura

Google

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Missões! Nepal-comunidade Tharu

crianças orando na escola


"Nas planícies do ocidente do país, a comunidade étnica Tharu foi há muito tempo desapropriada da sua terra e transformada em escravos pelos migrantes abastados das regiões montanhosas do norte. Estes poderosos proprietários, ou zamindars, como são chamados, são a maior parte das vezes membros das castas ditas mais elevadas, principalmente Brahmin e Kshetri, que também têm acesso ao poder político. Estes zamindars ocupam posições na burocracia, no exército e nos negócios. Além disso, controlam os meios de comunicação social. Em suma, representam o mais importante sector da classe dominante do Nepal.

Tendo-se apropriado da terra da comunidade Tharu, os zamindars dominaram os tharus e transformaram-nos em trabalhadores forçados (em troca de comida, roupa e habitação) na própria terra que anteriormente lhes pertencia. É um sistema de escravatura com outro nome, o sistema kamaiya.Os tharus são um povo aborígine que habita as planícies ocidentais do Nepal. Constituem uma minoria considerável da população, uma minoria nacional (cerca de 1,2 milhões de pessoas), que já foram camponeses auto-suficientes.

Para enganar esses kamaiyas, o regime sancionou a distribuição de minúsculas parcelas de terra a um pequeno número de famílias. Contudo, o que sucedeu foi que, nas zonas ainda sob controlo do velho regime, alguma da terra destinada à distribuição tinha na realidade sido distribuída a alguns membros selecionados da comunidade Tharu, enquanto o resto da terra estava a ser mantida como “cenoura para o burro”. Deste modo, o regime planeja continuar a fazer as pessoas esperar, em vão, que o resto da terra lhes seja distribuída. Até hoje, mais nenhuma terra foi distribuída, simplesmente porque esse nunca foi o plano do velho estado. Além disso, não é possível redistribui-la com o atual sistema reacionário. Como consequência, muitos dos antigos kamaiyas “livres” estão a voltar aos seus antigos proprietários para se revenderem à escravidão."extraído do site página vermelha

Este artigo foi escrito em 2004 e hoje o trabalho escravo já voltou a ser realidade na vida do povo Tharu.
A maior igreja protestante no Nepal se levantou para apoiar essa comunidade,e no coração da igreja nasceu o projeto de escolas para alfabetização e evangelização das crianças kamaiyas,a igreja também desenvolve acampamento médico para essas famílias que não tem nenhum suporte do governo e são totalmente desprezados pela sociedade.
Na comunidade havia cerca de 350 crianças que não iam à escola,e agora a maior parte delas estão nas salas de aula improvisadas pela igreja.


Os professores são voluntários da igreja,mas o maior problema que vêm enfrentando é a falta de recursos para essas crianças.Não há nenhum tipo de livro ou material didático.
Essa comunidade conta com mais de 500 famílias que ainda não ouviram falar de Jesus,e depois da implantação da escola,10 aceitaram a Jesus como Senhor e salvador.
O que estamos fazendo por esses povos?O que podemos fazer?Primeiramente orar para que sejam alcançados,e segundo AGIR!!!

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.Marcos 12 :30,31

Com certeza esta menininha é nosso próximo,e quem ama ajuda,da suporte,ora pelo bem estar!Vamos fazer algo por eles?

Um comentário:

CamiLa disse...

Que lindOOO..
Naum há como naum ficar encantada em ver obras como essa..
Vou fazer minha part nessa obra orando por vcs!!!
Nosso Deus é tremendo e quando vejo post como este eu vejo a mão de Deus..
bju



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.