procura

Google

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Catapora, varicela, suitooすいとう, 水ぼうそう, 水痘 mizubooso


Esta semana minhas meninas pegaram catapora, doença virótica altamente contagiosa, muito comum na infância.
Como estamos no Japão, e entrando no verão, portanto época de catapora, resolvi postar aqui alguns cuidados a se tomar.

  Catapora (Varicela)
Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.
Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zoster, ou cobreiro.

Sintomas da Catapora
Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.

Contágio
A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.
O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.
 
Tratamento
Sempre pensei que não havia remédio para a catapora, mas quando cheguei com as meninas na clínica, o médico disse que havia este remédio, e com a administração dele, os efeitos da catapora seriam amenizados, este é o nome: バ , algo omo barutorekusu. Realmente as meninas quase não tiverem sintomas acentuados, foram poucas bolhinhas e quase sem febre, a coceira também foi bem moderada e o médico também passou uma pomada que se chama  ス( zobirakusu), essa pomada cortou totalmente a irritação da pele, e logo depois da primeira aplicação elas pararam de se coçar.
 
Vacinação contra Catapora
Há vacina contra o mizubooso disponível em clínicas, em média custa 3,500 ienes.


Recomendações

* Procure evitar contato direto com pessoas doentes;
* Não deixe a criança coçar as lesões para evitar infecções por bactérias. Não é tarefa fácil, porque a coceira é intensa;
* Não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem;
* Mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre;
* Ofereça-lhe alimentos leves e muito líquido;
* Paciência, muita paciência, pois as crianças ficam muito irritadas. 

Eu também dei muito banho nelas, pois me parecia que na água elas ficavam menos irritadas.
Raquelzinha com bolhinhas
Agora acabou a catapora, já está no finzinho.

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.