procura

Google

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Calamidade na Tailândia


15 de outubro de 2011: Ayuthaya, província tailandeza. Fortes chuvas provocam grandes inundações e templo budista é parcialmente submerso, restando a visão de uma estátua gigante.


Daqui do Japão, sentimos a chuva persistente. Tem chovido em média 3 dias por semana, porém num baixo volume.

A Tailândia porém, tem sofrido com graves inundações que estenderam-se até Bangcoc, a capital do país, onde vem sendo reforçada a proteção, diante do avanço da água procedente do norte.

O Exército, apoiado por operários dos serviços públicos e voluntários, colocaram sacos de areia, num esforço inútil para tentar evitar que a água entrasse em Bangcoc pelo norte, como uma espécie de tsunami lento.

Mas pelo menos sete distritos de Bangcoc já estavam neste domingo parcialmente submersos por causa das piores inundações no país em cinco décadas, apesar dos esforços das autoridades para reforçar as barreiras e diques.

Uma das primeiras áreas afetadas foi a de Don Muang, no norte da capital, onde a água alagou várias estradas pelas quais circulavam tanto veículos como pequenas embarcações. A água não afetou o segundo maior aeroporto de Bangcoc que fica nesta mesma área e que se mantém operacional.

Enquanto isso, as autoridades reforçam ou reparam as barreiras levantadas em vários canais pelos quais se evacua ao mar a água que flui desde as províncias do norte.

O rio Chao Phraya, que cruza Bangcoc, aumentou em dois metros seu nível, segundo disse o governador da metrópole, Sukhumbhand Paribatra, que no sábado ordenou a evacuação imediata de 27 comunidades situadas ao longo do curso fluvial.

Vinte e oito províncias estão inundadas e nove milhões de pessoas se encontram afetadas.

Fonte: EPA/STR, Terra notícias, Último Minuto, G1

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.