procura

Google

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Japão - o país do suicídio


Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.Salmos 43:5


Recebi um direcionamento para uma reflexão neste salmo.Li e reli várias vezes,e também li os estudo sobre ele.Vi que ele está ligado diretamente ao salmo 42,e que eles tratam de um assunto muito comum nos dias de hoje - a depressão.

Hoje,a depressão é considerada doença,mas na época em que este salmo foi escrito,já existia uma tendência do ser humano a se entregar a ela.Contudo confiando em Deus com certeza ela nos deixará!
Mas isso não acontece aqui no Japão.Aqui as pessoas não se tratam da depressão,elas resolvem as coisas de outra maneira : se matando!!!
Sei que parece estranho e forçado,mas não é
.Recentemente li uma matéria em que relatava o suicídio de uma repórter,ela não tinha nenhum motivo aparente,apenas se disse "cansada mentalmente e fatigada da vida".
Antes de começar a pesquisar o assunto,não entendia por que o índice de pessoas que tiram a própria vida era tão alto aqui no Japão,só tinha certeza de uma coisa : da falta de Deus e de propósito para viver.Mas depois fui entendendo melhor.
O suicídio faz parte da cultura japonesa.Os samurais se matavam para salvar a sua honra quando não conseguiam completar a sua missão,ou quando eram capturados por inimigos.Na segunda guerra mundial,os kamikazes foram glorificados por terem dado a sua vida pelo país. (pra quem não sabe,eles iam com os caças até os EUA com combustível apenas para ida,e se jogavam contra os alvos).O teatro típico japonês (kabuki)tem como temas principais a morte combinada por amantes.
A população japonesa vê o suicídio com normalidade,pois não há nenhuma condenação religiosa para quem se mata por parte do budismo e xintoísmo.Então há a falta do sentimento de culpa ou de responsabilidade sobre o ato,e algumas vezes há até inversão dos valores,sendo o suicídio visto como um ato de coragem.
Antigamente,o próprio governo incitava o suicídio,para as pessoas que não estavam satisfeitas com o governo,para, assim, conter rebeliões contra os monarcas da época.
Atualmente,o suicídio está diretamente ligado ao prestígio social,situação econômica, saúde e problemas relacionais.
Já é a maior causa de mortes entre pessoas entre 20 e 30 de idade.
É comum um homem,chefe de família,que faliu ou que foi demitido,faça um seguro de vida e quando o período da carência do seguro acaba,ele se mata para deixar a família com uma boa situação financeira.Um idoso com problemas de saúde,que mora com os filhos,se sentir um peso para a família e se matar.Jovens que não conseguem ser aprovados na faculdade,se sentem sem valor e inferior ,também se matam.Adolescentes que sofrem com preconceito na escola,que não conseguem se enturmar também se matam.Afinal a vida para eles tem pouco ou nenhum valor.
Li com espanto reportagens sobre sites de relacionamento como o orkut,em que as pessoas conversam sobre como se matar,fazem pactos suicidas,e muitos,saem da frente do computador e levam a sério o que combinaram pela Internet,e se matam.Agora a moda é vedar o carro,acender um fogareiro com carvão e ingerir monóxido de carbono até morrer.
O pior disso é que quanto mais ênfase a mídia dá para os casos de suicídio,mais casos semelhantes vão aparecendo,como se o primeiro caso inspirasse e encorajasse os demais a seguir o mesmo caminho.
É impressionante ver em que mundo eles vivem,sem Deus,sem esperança,depois de pesquisar sobre este assunto,meu coração,mais do que antes,ora por esta nação,para que venham a abrir os seus corações para as boas novas da salvação.Aos irmãos que estão lendo este artigo,rogo pela intercessão por este país tão rico e tão pobre.
Para àqueles que estão nas garras da depressão,confie em Deus,você nunca estará sozinho,entregue o seu caminho à Ele,deixe Jesus te ajudar com seus problemas,não desista da vida!!E sonhe com a vida eterna!!!!
Não olhe tanto para o passado e para a situação presente,mas lembre-se de tudo é passageiro,e olhe com esperança para o futuro!
Não olhe demais para os seus problemas,olhe para as promessas que Deus tem para a sua vida!!!
Pare de olhar para si mesmo,e olhe para Deus,que nos criou e criou tudo em nossa volta!!

Ânimo!!!!Coragem!!!Não desista de viver!!!!!!


ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

FAZE-ME justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.
Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.
Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.Samos 42 e 43

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi amada irmã em Cristo, vim conhecer seu Blog, gostei muito, vc está de parabéns. Já deixei recado para vc na União de Blogueiros Evangélicos. Tenha um dia cheio de Paz e Amor. Bjo!



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.