procura

Google

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ano Bissexto



.

Você sabe o significa o Ano Bissexto?

Bissexto: designativo do ano que que se encerra 366 dias, aquele que possui um dia a mais do que os convencionais 365 dias. No calendário gregoriano, o dia extra é adicionado a cada quatro anos, sendo incluído no mês de fevereiro, constituindo assim 29 dias. Todo ano cuja cardinal é divisível por quatro são anos bissextos: 1964, 1968, 1972, 2012. E todos os múltiplos de quatrocentos: 1600, 2000, 2400.

Para melhor entender, o ano bissexto ocorre pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias. Ou seja: ¼ de dia a mais, ou 6 horas; a diferença de 0,25 corresponde a fração de um quarto de um dia. A cada quatro anos temos a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia intercalado é o que caracteriza o ano bissexto.

Na verdade, o dia acrescido que serve como sincronismo não é o dia 29 de fevereiro, como a maioria das pessoas pensa, mas sim, o dia 24 do mesmo mês.

O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer discrepância no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos.
.
A origem do nome:

A origem da expressão bissexto foi uma consequência da adoção do Calendário Juliano em 45 a.C., quando Júlio César fez várias modificações no irregular Calendário Romano de Numa Pompilio. Ele acrescentou dois meses Unodecembris e Duodecembris ao ano, deslocando assim Januarius e Februarius para o início do ano. Fixou os dias dos meses em uma sequência de 31, 30, 31, 30… de Januarius a Duodecembris (Duodecembris com 30 dias), à exceção de Februarius que ficou com 29 dias e que, a cada três anos, seria de 30 dias.

Como os romanos dividiam o mês em Kalendas, Nonos e Idos, coincidentes com fases lunares, ao passar dos Idos e próximo ao final do mês eles se expressavam em linguagem regressiva dizendo algo como: faltam 6 dias para as Kalendas de Março, faltam 5 dias para as Kalendas de Março.

Nesta época era mais importante contar desta forma, pois, representava as fases lunares as quais eram muito mais significativas para a vida cotidiana da população. Com esta forma de contagem, e não pela numeral sequencial que hoje usamos, nestes anos de 366 dias o mês de Februarius teria então dois dias "Ante die VI (sextum) Kalendas Martias", sendo daí a origem da expressão "bis sextum", hoje por nós conhecidos como ano bissexto. Transposta e obedecida esta forma de contagem, hoje seria algo equivalente ao mês de Fevereiro ter dois dias 25.
Cintia Kaneshigue

Compilação: Larousse Cultural, Brasil Escola, Wikipedia

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.