procura

Google

terça-feira, 15 de março de 2011

Faça seu kit de emergência

FAÇA SEU KIT DE EMERGÊNCIA CONTRA TERREMOTOS.
Se hoje acontecesse um grande Terremoto (jishin /地震), diria que 1% da comunidade brasileira teria o seu kit de emergência preparado. Pergunte ao seu redor, às pessoas com quem trabalha ou com quem estuda e certificará de que é fato concreto, de cada 100 brasileiros, um tem o seu kit. E você? O artigo de hoje será sobre kit de emergência, que a grande maioria da comunidade brasileira ainda não providenciou, mas com certeza, após esta leitura, pensará com mais carinho neste assunto.
Todos pensam que grandes terremotos ou desastres naturais ocorrem somente um a cada 10, 30 ou 50 anos. É verdade. E se neste momento um grande terremoto atingisse a região onde mora atualmente? Você estaria preparado para agir com segurança? Conseguiu sobreviver e agora, como fará para passar as próximos horas, dias e talvez até semanas sem água, luz e gás? Também ficará sem telefones, celular, sem internet, sem televisão. Bancos, correios, mercados, postos de gasolina, comércio em geral estarão fechados. Trens, metro, ônibus, taxi estarão fora de circulação. 
Existe a possibilidade de não poder utilizar carros e motos, pelas péssimas condições ou interrupções nas estradas, sem semáforos, sem postos de gasolina. Também há chances de ficar em sua própria moradia se estiver ameaçada de ser destruída, quando não, já totalmente desabitável. É um verdadeiro caos!!! Mas não se preocupe, o Japão é um país preparado para enfrentar este caos e treina seus moradores para sobreviver em casos de emergência.

No comércio encontramos kits prontos. Também são amplamente divulgados pela mídia japonesa, os principais ítens para um kit de emergência. O importante é começar com um pequeno kit, com o tempo poderá acrescentar todos os ítens que achar necessário. Cada pessoa tem necessidades diferentes e garanto que é impossível ter um kit completíssimo, grande e pesado demais, dificultará a sua saída à procura de abrigos mais próximos.

 

Então vamos lá! Itens importantes divulgados pelo governo japonês.

LISTA DE OBJETOS E MANTIMENTOS DO KIT DE EMERGÊNCIA

Fonte: Site do Governo de Shizuoka
Algumas dicas da minha experiência acumulada nestes 20 anos de Japão.
Em primeiro lugar você tem que estar preparado depois do Terremoto para duas situações distintas:
(1) Não poderá permanecer em sua casae deverá procurar um abrigo. Monte sua mochila com o kit de emergência.
(2) Você poderá permanecer em sua casa, sem perigo, porém sem água, luz e gás. Monte sua caixa com kit de emergência.
Mochilas: Carregado nas costas, deixa as mãos livres.
Colocar sempre nome (identificação) para não confundir com o de outras pessoas. Tamanho médio ou pequena, mas não grande demais, pois ficará pesada e atrapalhará seus movimentos. Deixar colado ou costurado um pedaço de pano fluorescente para ser facilmente enxergado no escuro, principalmente nas mochilas das crianças.
Medidas provisórias na falta de eletricidade (Sem luz)
(1) Velas, fósforos, isqueiros (cuidado que o gás poderá evaporar com o tempo)
(2) Lanternas e pilhas. Deixar as pilhas com polos invertidos, para não descarregarem.
(3) A luz emitida pelo celular também ajudará na orientação ao caminhar no escuro.
(4) Mini lanternas (LED) colocadas no chaveiro, são úteis nas emergências.
(5) Sem geladeira: procure colocar alimentos mais facilmente perecíveis no freezer, pois a temperatura é mais baixa e poderá conservar por mais tempo. Faça gelos mesmo no inverno e estoque, ajudam a conservar alimentos numa caixa de isopor forrada com papel aluminio.
Medidas provisórias na falta de água
(1) Se você consome 1 caixa de 6 garrafas de 2 litros numa semana, compre 2 caixas. Quando consumir uma caixa, compre outra e deixe sempre uma caixa de reserva para emergência.
(2) No dia a dia, jogue a água do ofurô somente quando for encher novamente. Poderá utilizar esta água para lavar roupa,varanda e escadas. E na emergência, será útil no vaso sanitário.
(3) Eu tenho um aquário, sempre reservo 10 garrafas de água para troca na limpeza. Esta água também poderá ser utilizada em caso de emergência.
(4) Em casa, após um grande terremoto, encha a banheira e outros recipientes com água, pois logo cessará o fornecimento, com os estragos causados.
Medidas provisórias na falta de gás:
(1) Estoque alimentos que não necessitam de gás: enlatados (+abridor de lata), biscoitos, bolachas, torradas, chocolates
(2) Alimentos que podem ser preparados com água quente: lamen, misoshiru, letoru (alimentos prontos so para esquentar na água quente).
(3) Fogão e botijão a gás (spray), usada em acampamento
(4) Se o seu sutobu é só de querosene, poderá esquentar uma panela com água encima.
(5) Deixe um pequeno estoque de alimentos preparados e congelados, que não precisam de forno ou fogão para consumo (Na seção de congelados do supermercado, encontrará variedade grande , normalmente comprado para fazer o obento)
(6) Quando sobrar arroz, congele em pequenas porções individuais(colocar data) depois de descongelados poderá consumir. Congelar pães, bolos, tortas prontas, espaguetes,etc.
Ítens importantes em casos de emergência ou desastres naturais:
(1) Para comunicação: PAPEL, CANETA, durex/fita crepe. Ao sair de casa para o abrigo deixar BILHETE avisando aos demais moradores onde poderá encontrá-lo. AGENDA DE TELEFONE, deixar recado no sistema NTT 171 avisando seus familiares. Ligar para parente ou amigo que mora longe em outra província e pedir para entrar e contato com familiares no Brasil. Ter sempre moeda de Y10, cartão de telefones e agenda pois se acabar a bateria do celular, não terá acesso aos telefones importantes.
(2) Higiene pessoal: refil de lenço de papel, a caixa ocupa espaço. Máscara. Sabonete (não líquido), escova , pasta de dente, shampoo(lavagem a seco). Absorventes. Elástico para prender cabelos.
(3) Troca de roupa: Revisar a cada 6 meses, na troca de estação (verão/inverno): camisetas, meias, roupas íntimas no mínimo. Atenção, no caso de crianças, revisar a cada 4 meses, pois mudam de tamanho rapidamente.
(4) Crianças e bebês: Leite em pó, mamadeira, copo de plástico,chupeta, colher, canudos, alimentos prontos, fraudas, lenço umedecido para higiene. As crianças não terão TV nem games (uma hora acaba a bateria), brinquedos. Para não causar stress no abrigo, tenha sempre baralho, quebracabeça, lapis de cor, blocos, lego, balas.
(5) Artigos de Camping: Saco de dormir (substitui o cobertor), sheeto, fogão a gás, churrasqueira (deixe sempre um pouco de carvão reservado, dá para esquentar água,alimentos), tendas, POTE DE ÁGUA (armazenar água para beber, desinfetar machucados,etc)
(6) Documentos: É aconselhável ter uma cópia de todos os seus documentos (passaporte, carteira motorista, gaikokujintoroku, boshitecho,certidões, koseki,etc), no caso de perder os originais num incêncio ou inundação, poderá requerer segunda via com as cópias. Também mantenha um arquivo scaneado. Se não tiver scaner, pode tirar uma foto com o celular.
(7) APITO. Deixar um ao lado da cama e carregar outro junto ao corpo, por exemplo, no chaveiro. Em Kobe, o apito ajudou a salvar vidas. Quando soterrados, por muitas horas, as vítimas não tinham mais forças para gritar por socorro ou orientar a unidade de salvamento. O som do apito ajudou a localizar muitas pessoas.
(8) Saranrappu (filme plástico): Pode proteger temporariamente machucados para não infeccionar. Pode cobrir pratos na refeição, quanto não tem água para lavar a louça. Pode acondicionar alimentos, frutas, embalagens abertas. Pode cobrir um local para manter limpo durante a troca de frauda. Pode fazer oniguiri.
(9) Saco de lixo. Pode virar capa de chuva abrindo um burado na parte central do fundo. Pode cobrir a mochila na chuva. Pode ser usado como reservatório de água.
Se você tem carro, poderá deixar um mini-kit com lanterna, capa de chuva, agenda, troca de roupas, luvas, toalhas, lenço de papel, água, e outros itens que achar necessário em caso de emergência e caso não possa retornar à sua casa.
Lembre-se: dicas para Kit de Emergência em caso de calamidades
Cada família deve reservar água, alimentos e outros artigos de uso diário para ao menos 3 dias em situação de emergência. Os artigos devem ser guardados em mochilas oucaixas, e limitados a cerca de 15 quilos para homens e 10 quilos para mulheres.Atenção: Como regra geral, as autoridades não fornecem água, alimentos ou artigos de primeira necessidade para aqueles que procuram refúgios devido à emissão do Estado de Alerta, somente em casos de terremotos acontecerem.
Artigos que foram úteis no Grande Terremoto de Kansai (KOBE)!
Moeda de 10 ienes, xampu seco, detergentes químicos para a limpeza do corpo, apitos, tanques de plástico, fogões portáteis, pés-de-cabra (ferramenta), esterias de plástico azul, óculos e aparelhos de audição de reserva, bicicletas, medicamentos de uso frequente, etc.
Coisas que podem ser úteis se o tempo de vida no abrigo for prolongado
Panelas (de acampamento), banheiros portáteis, utensílios de corte e costura, capas e guarda-chuvas, fitas adesivas, mapas, toalhas pequenas (gaze, toalhas de banho, pequenas, panos de embrulho), cordas, materiais de escrita (canetas grossas), pás de jardinagem, livros, etc.
Quando você for ao Home Center, à loja de Y100, loja de artigos para camping, procure pesquisar os itens que poderiam ser úteis em casos de emergência.
Depois desta leitura, acredito que você despertou para a necessidade e a prioridade de preparar o seu kit de sobrevivência aos desastres naturais no Japão. Ou isso, ou então arrumar as malas para ir embora para o Brasil, onde ainda é possível viver sem o temor aos terremotos e maremotos.
Se você tem outras sugestões que podem ser úteis em casos de emergência e desastres naturais, deixe seu comentário, com certeza sua dica e sua experiência acrescentarão muito para os brasileiros que vivem no Japão!
Este texto também pode ser encontrado no Portal Nippon.
O seu conteúdo digital do Japão para os brasileiros e latinos-americanos.

fonte: suriemu
Postagem revisada em 21 de março de 2011.

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.