procura

Google

domingo, 28 de agosto de 2011

O que você se torna diante das dificuldades?



A cenoura, o ovo e o café

"Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.

Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela. Então pegou o café com uma concha e colocou-o numa xícara.

Virando-se para ela, perguntou:

- Querida, o que você está vendo?

- Cenouras, ovos e café - ela respondeu.

Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.

Ela perguntou humildemente:

- O que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.

- Qual deles é você? - ele perguntou para sua filha.

Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?

Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?"

Autor desconhecido.
.■   ■ .

Todos nós passamos por lutas e tribulações, e o que realmente importa é qual será a nossa atitude diante dos acontecimentos.

Alguns de nós, se sentem "os coitados ou injustiçados" , tendemos a nos isolar, e achar que ninguém entende o que está se passando.

Outros tendem a fechar a cara, se revoltar e sair "batendo" em quem perguntar o que está acontecendo. Exemplo:

- Bom dia!

- Bom dia para quem ? O que tem de bom nesse dia?

Mas não foi assim que Jesus nos ensinou a passar pelas lutas: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." - João 16.33.

Ter bom ânimo não é tão simples, requer certas habilidades.

Você precisa crer em Deus, pois para Ele nada é impossível. "E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível" -  Mateus 19.26.

Você precisa ler a bíblia e analisar a vida daqueles que passaram provas. A reação de Jó diante da adversidade  fez toda a diferença no fim da história dele. Assim com aconteceu com Jó, Deus sempre dá a vitória para aqueles que O buscam com sinceridade.

Você também precisa orar com fé. Essa é a definição de fé que a bíblia nos traz: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" - Hebreus 11.1.

Assim como foi na vida de José, toda a adversidade que vivemos serve para nos ensinar, para nos corrigir e para nos preparar para coisas ainda maiores.

Não desanime, não perca as esperanças, não perca a fé diante de nenhuma experiência difícil!


Um comentário:

Anselmo disse...

"Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: #followback"
Caso queira trocar links me avise.
Paz!



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.