procura

Google

quinta-feira, 17 de março de 2011

O drama da tragédia nuclear


Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos." 2 Co 4.8, 9.

Hoje, 17 de março de 2011. As notícias em relação aos desabrigados são animadoras. O aeroporto de Sendai, uma das cidades mais castigadas pelo terremoto e tsunami, seria liberado para pousos de aviões de grande porte. Isso possibilitou ao ministério da Agricultura afirmar que irá mover-se rapidamente para abastecer 1,5 milhões de refeições e 1.250 litros de água por dia aos desabrigados, vítimas da catástrofe. As Forças de Defesa irão ajudar a fornecer as refeições.

Uma grande rede de postos de gasolina, o Idemitsu, afirmou a reabertura de uma unidade próxima a cidade de Sendai, a fim de suprir o abastecimento de combustível na região, possibilitando a locomoção dos sobreviventes e também o aquecimento dos abrigos através de aquecedores com querosene, comumente utilizado aqui no Japão.

Infelizmente referente à usina nuclear Fukushima daiichi (leia-se dai iti), a necessidade de estabilizar a temperatura dos reatores, as notícias não são boas. As autoridades japonesas ainda não conseguiram dominar a situação. As tentativas de resfriar os reatores, através de água trazidas do mar e lançadas por helicópteros, não foi bem sucedida. Depois de alguns lançamentos a operação foi cancelada devido a alta quantidade de radiação. No período da tarde as autoridades adotaram outra estratégia, decidiram jogar água através de caminhões pipa. A companhia responsável pela usina está tentando também retaurar o fornecimento de energia nas instalações, para que consigam melhor desempenho na tarefa de dominar novamente os reatores nucleares.

Com este cenário, o governo japonês ainda assim nos informa que não existe motivo para temer danos à saúde, pois os níveis de radiação medidos num raio superior a 30 km, é significantemente maior do que o normal, mas não apresenta riscos.Mas, a população ainda está muito aflita com esta situação.

A nossa embaixada brasileira, aqui no Japão, realizou uma operação de resgate aos compatriotas residentes nas áreas afetadas pelo terremoto e tsunami. Também retirou pessoas que moram nas proximidades da usina nuclear, resgatando 25 pessoas. O cônsul afirmou que possivelmente poderá ser realizada outra operação semelhante a essa brevemente.

A comunidade brasileira em sua maioria está muito apreensiva com a situação de risco do vazamente radiação nuclear. Os consulados estão apresentando um fluxo muito acima do normal de pessoas querendo regularizar e retirar passaportes. O aeroporto de Narita informou que uma grande quantidade de brasileiros se aglomerava, em busca de passagens aéreas nos balcões das companhias e informou que não há mais passagens disponíveis sem reserva. 

Da parte das igrejas brasileiras, não sinto essa apreensão tão grande entre os cristãos, claro que todos tememos por uma catástrofe nuclear, mas a igreja depois da crise financeira que enfrentara, aprendeu a ser mais dependente do Senhor, e vejo uma movimentação muito grande de oração e intercessão pela nação e pela situação da usina, e também de solidariedade aos necessitados do nordeste do país.

O Departamento de Imigração japonês informou haver uma procura muito de grande de estrangeiros buscando o seu re-entry (documento de viagem que possibilita viajar sem perder o visto que se tem).

"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti." -  Salmo 91.7.

Até agora estamos em pé. Aprendendo a cada dia com esta situação ímpar. Aprendamos também com o povo japonês. Eu tenho admirado cada dia mais ao observar sua reação em meio a essa tragédia.

Postagem revisada em 20 de março de 2011.

2 comentários:

joceilma disse...

OLÁ MINHA AMADA IRMÃ. CHOREI AO LER ESTE INFORMATIVO. MAIS NÓS SABEMOS QUE DEUS NO SALMO 125 "AQUELES QUE CONFIAM NO SENHOR, SERÃO COMO OS MONTES DE SIÃO QUE NÃO SE ABALAM, MAS PERMANECE PARA SEMPRE. EU TENHO CERTEZA QUE DEUS VAI CUIDAR E PROVIDENCIAR TUDO PRA TODOS QUE ESTÃO NESTA LUTA TURBULENTA DESTE GRANDE DESERTO QUE HORA VOCÊS ENFRETAM. NOSSA FAMÍLIA E IRMÃOS PATUENSES OU SEJA OS BRASILEIROS, ESTAMOS ORANDO PARA DEUS CHEGAR COM SOCORRO E PROVER TUDO EM VOSSAS VIDAS.

Unknown disse...

ñ fice assi desus mada ei desse que ele ja esta domado providesia ass> kallynne



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.