procura

Google

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Japão contra Gripe Suína

O governo japonês preparou uma megaoperação para deter a entrada do vírus da gripe A-H1N1 no país, na volta do Golden Week.

O governo está preocupado com a possibilidade de algum passageiro retornar ao país portando o vírus da gripe A-H1N1.

Cerca de 280 profissionais foram deslocados para o aeroporto de Narita, em Chiba. Os vôos vindos dos EUA são os mais visados pelas autoridades sanitárias. Cerca de 46 mil passageiros devem desembarcar em Narita e outros 18 mil em Osaka. O aeroporto de Kansai mobilizou 79 profissionais de saúde para atender os passageiros.

Segundo o ministério da Saúde e Bem-Estar Social, a operação realizada na última quarta-feira (6) para deter a entrada do vírus A-H1N1 no Japão é a maior já feita

Depois de quatro alarmes falsos de infecção, o Japão continua sem casos da gripe. Em todo mundo, mais 1.200 estão infectados pelo vírus que já fez 31 vítimas fatais.

O governo japonês tem se empenado na contenção da entrada do vírus no arquipélago.

A gripe suína é transmitida por vírus através de contato com animais, objetos e pessoas contaminadas,como uma gripe comum.

Os sintomas em humanos incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.

Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.


A doença é considerada "emergência de saúde internacional ",atualmente se encontra no grau 5 para alerta de pandemia, tem sido debatido o avanço do alerta para o grau 6, que é o alerta máximo.

Países que apresentam casos de contaminação: Canadá (165); Espanha (73); Reino Unido (28); Alemanha (9); França (5); Itália (5); Nova Zelândia (5); Israel (4); Coreia do Sul (2); El Salvador (2); Áustria (1); Colômbia (1); Costa Rica (1); Dinamarca (1); Guatemala (1); Holanda (1); Hong-Kong (1); Irlanda (1); Portugal (1); Suécia (1) e Suíça (1)

fontes: wikipédia, folhaonline, ipc digital

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.