O Golden Week, ou férias na Golden Week (Gōruden Wīku) como é dito pelos japoneses é um conjunto de quatro feriados, no período de 29 de abril a 5 de maio, intercalado com dois fins de semana, é um período muito esperado por quem mora aqui.
No Japão as férias de serviço ainda não são comuns, o que leva todas as pessoas a esperarem ansiosamente por três feriados prolongados: o shogatsu, feriado de fim de ano, o obon, em agosto (verão), parecido com o Dia de Finados no Brasil, e o Golden Week.
O primeiro dia do feriado é o dia 29 de abril, que é conhecido como O aniversário do Imperador (Tennō tanjōbi) ou Dia de Shõva (Shōwa no hi) dedicado a celebrar o nascimento do soberano. E como ele era grande apreciador da natureza, este é também reconhecido como Dia do Verde, apesar de que o dia oficial voltado para a ecologia seja 4 de maio.
O dia 3 é o Dia da Constituição (Kenpō kinenbi), também chamado de Feriado do Cidadão. Entrou em vigor em 1947.
O dia 4 é chamado de Feriado Nacional (Kokumin no kyūjitsu), está entre o Dia da Constituição ou feriado do cidadão, é constituído por uma lei japonesa que decreta ser feriado o dia que fica entre dois feriados nacionais, e veio a ser oficialmente o Dia do Verde (Midori no hi).
O dia 5 é o Dia das Crianças (Kodomo no hi), que também é conhecido como Tango no sekku, que traduzido seria Dia dos Meninos. Há o costume de se pendurar uma flâmula com peixes estilo carpa nas casas (ver foto). Neste dia os japoneses rezam pela saúde e bom crescimento dos meninos, o Dia das Meninas foi dia 3 de Março.
Koinobori: a carpa preta (Magoi), representa o pai, a carpa vermelha (Higoi) representa a mãe e a última carpa representa o filho. Se a família tiver mais filhos, adiciona-se mais carpas com posições e cores referentes à idade.
Nestes dias de folga, os japoneses visitam parentes que moram distantes, apreciam locais históricos, que normalmente têm jardins belíssimos, que florescem nessa época. Os mais abonados viajam para o exterior.
As igrejas aproveitam o período para realizar retiros, confraternizações, e também uma limpeza mais pesada dos templos. Algumas irmãs aproveitaram a noite para irem ao monte.
Para mim, o feriado foi marcado por aula de Biscuit no dia 2; confecção das lembrancinhas do Dia das Mães no dia 3. Dia 4 foi dia de esfiha só entre as mulheres da família, e culto de oração a noite. E no dia 5, foi dia de lavar as cadeiras do templo, jogar coisas velhas fora e reorganizar o espaço das crianças na igreja. Ohhh, glória!!!
Posted using BlogPress from my iPhone
Nenhum comentário:
Postar um comentário