procura

Google

quarta-feira, 12 de março de 2014

3 anos do desastre de 11 de Março


Pessoas em todo o Japão lembraram o terceiro aniversário do terremoto seguido de tsunami que devastou o país em 11 de março de 2011.

Há três anos, um terremoto de magnitude 9 ao largo do nordeste do Japão desencadeou ondas com mais de dez metros de altura. O tsunami atingiu áreas ao longo da costa do Pacífico, nas regiões de Tohoku e Kanto.

Na segunda-feira, a Agência Nacional de Polícia afirmou que mais de 18,5 mil pessoas perderam a vida ou desapareceram. Quase 3 mil pessoas morreram devido ao estresse mental ou físico enquanto permaneciam longe de suas casas.

Segundo o governo japonês, até o dia 13 de fevereiro, mais de 250 mil pessoas continuavam a morar em habitações temporárias.

Os trabalhos de construção de novas moradias em locais mais altos estão atrasados.

O governo planeja erguer 30 mil habitações públicas, mas somente 3% foram completadas até o momento.

Três reatores derreteram na usina nuclear Fukushima 1, após o terremoto seguido de tsunami, mas a causa exata do acidente ainda é desconhecida. Também não se sabe a maneira como enormes quantidades de substâncias radioativas foram dispersadas dos reatores.
Fonte: NHK

Os brasileiros residentes no Japão também lembraram da tragédia, principalmente em suas páginas pessoais, em todas os lugares houve um minuto de silêncio as 14:47.
Cada um tem a sua impressão pessoal daquela época.
Me lembro de arrecadar roupas, materiais de higiene, e de doar as fraldas que havia ganhado no chá de bebê da minha filha mais nova. Lembro de passar as madrugas repassando notícias aos queridos amigos do Brasil, amigos pessoais e virtuais, que naquele momento nos deram bastante apoio.
AQUI estão todas as postagens feitas sobre o terremoto
Como se pode ler acima, muita coisa ainda falta ser resolvida, mas pela dimensão da catástrofe, vejo com espanto a rapidez para se levantar do Japão.

Um comentário:

Joao Cruzue disse...

Oi Irmã Cíntia,

A paz do Senhor.

Obrigado pela Postagem na Associação.

Se a senhora enviar o endereço de e-mail que está postando atualmente no seu Blog, eu vou tentar trocar a página da Associação. Ela só aponta para a postagem do Feliciano.

Deus abençoe a Senhora, o Marcelo, as Crianças e todos Familiares no Japão.




Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.