procura

Google

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Oremos pelos cristãos egípcios

Imagem AFP. Conflito no Cairo.


Desde o domingo 9, acontecem grandes conflitos entres cristãos coptas e a policia no Egito, já são registrados pelo menos 24 mortos e mais de 200 feridos.

O estopim dessa pequena guerra civil começou com um protesto de cristãos contra o governo, por causa de um ataque a uma igreja no sul do Egito.

Desde fevereiro, com a queda do antigo governo, a tensão aumentou entre a população cristã (minoria no país com cerca de 10%) e o restante da população.

Motivo

No Egito só são reconhecidos cristãos quem se converte ao islã, mas não o contrário.

Os cristãos acusam o novo governo de ser pro-islã, não defender os seus direitos como cidadãos, reivindicam flexibilização da lei que exige permissão presidencial para se abrir uma igreja.

O que é copta

Cristãos coptas são cristãos do Oriente Médio que se separam da Igreja ortodoxa e católica, por divergência de interpretação sobre a pessoa de Jesus. Ortodoxos e católicos estão de acordo que Jesus manteve suas duas identidades, a humana e a divina em distinção. Os coptas afirmam que a natureza divina dissolveu a característica humana de Jesus fundindo-se e criando uma nova natureza divina e humana ao mesmo tempo. (se estiver errada, por favor, coloquem no comentário para que eu corrija).

Unidade da Igreja de Cristo

Independentemente das diferenças entre as igrejas ortodoxas e coptas, neste momento todos os cristãos e todas as partes do mundo devem interceder pelos cristãos no Egito

Cintia Kenashigue


Atualizado com revisão em 10 de outubro de 2011. 

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.