procura

Google

terça-feira, 15 de março de 2011

Drama da Usina Nuclear

A Agência de Segurança Nuclear e Industrial afirmou que uma explosão foi ouvida na manhã desta terça-feira junto ao reator número 2 da Usina Nuclear Número 1 de Fukushima, seriamente atingida pelo terremoto que devastou a região.

Funcionários da agência declararam à imprensa que a explosão foi ouvida às 6h10, pelo horário local.

O secretário-chefe do gabinete japonês, Yukio Edano, havia informado em coletiva de imprensa realizada anteriormente que a piscina de supressão havia sofrido danos.

Segundo eles, dependendo do local onde houve o dano, poderia haver vazamento de líquido ou ar de dentro da piscina de supressão.

Esta, por sua vez, está conectada ao tanque de contenção do reator, sendo projetada para evitar o vazamento de material radioativo.

Especialistas afirmam que a ruptura nesse equipamento de importância crucial elevou a possibilidade de ocorrência de um vazamento radioativo.

A Agência de Segurança Nuclear e Industrial informou ainda que os bastões de combustível nuclear no interior do reator número 2 estão expostos a uma altura de quase 2,7 metros acima do nível d'água. Trata-se de cerca da metade do comprimento dos bastões de combustível.

Os funcionários da Agência de Segurança Nuclear e Industrial dizem acreditar que a elevação no nível de radiação foi causada pela ruptura da piscina de supressão, mas que isso não era certeza. Eles seguem monitorando de perto a situação.

Os funcionários acrescentaram que o nível monitorado de radiação não representaria uma ameaça imediata à saúde humana.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, que opera a Usina Nuclear Número 1 de Fukushima, retirou temporariamente seus funcionários do local, após o som da explosão.

O raio de isolamento foi aumentado para 30 km, e o primeiro ministo pediu a todos os moradores que não saiam de casa, protejam a sua pele, não ligue o ar-condicionado.

fonte: /nhk

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.